Áustria,  Destinos,  Europa,  Roteiros

Viena | Os 8 Edifícios Mais Incríveis da Capital Austríaca

Queriam um roteiro de Viena? Não vai acontecer.

Há tantos, mas tantos blogs de viagens onde podem encontrar roteiros muito completos sobre o que fazer em Viena em 3, 4 … quantos dias vocês quiserem.

Na realidade, não somos as pessoas indicadas para falar sobre roteiros que incluem visitas de dias inteiros em museus e falar sobre quais os melhores. Não somos ratos de museus e só entramos quando achamos que é algo que nos cativa e tem a ver connosco.

O que vamos falar aqui? Sobre a beleza arquitectónica de Viena e os seus incríveis edifícios.

Têm aqui uma lista, não ordenada, daqueles que mais gostámos e que vocês não podem deixar de visitar.

#1-Hundertwasserhaus

É um conjunto de apartamentos em Viena, construídos na base do conceito do artista austríaco Hundertwasser. Algo que nos faz lembrar Gaudi. Os apartamentos têm formas onduladas, com árvores que brotam das paredes e uma mistura de cores maravilhosa. Parece que estamos numa cidade completamente diferente, nada palacial e até um pouco hipster.

#2 - Urania

Trata-se de um observatório, construído nas margens do rio Danúbio. Foi totalmente destruído na segunda Guerra Mundial. Abriu, posteriormente, em 1957 e engloba agora um teatro de marionetas e um bar/restaurante. O nome Urania advém do nome da Deusa Grega da Astronomia.

É mais um dos edifícios que contrasta com a parte palacial de Viena. O mais interessante é a diferença de cores entre o edifício e os grafites do passeio pedonal do rio.

#3 - Votivkirche

Esta igreja foi construída para agradecer o facto de o imperador Franz Joseph ter sobrevivido a uma tentativa de assassinato.

Este edifício de estilo neo-gótico está localizado ao pé do parque Sigmund Freud. É um local incrível para passar uma bela tarde de sol e contemplar esta bela obra arquitectónica.

#4 - Hofburg

Também designado de Palácio Imperial de Hofburg. Este complexo data do século XIII, tendo sido continuamente ampliado até ao século XX. Abriga, neste momento, vários museus, a Biblioteca Nacional Austríaca, os gabinetes do presidente, entre outros edifícios. O complexo é tão grande que temos de passar por uma série de edifícios para passar da Heldenplatz até Michaelerplatz.

É um conjunto arquitectónico gigantescamente soberbo e, de noite, com a iluminação, ganha uma magia diferente.

#5 - Catedral de Santo Estevão

Esta catedral de estilo gótico situa-se na Stephansplatz, mesmo no coração de Viena e no cruzamento das ruas mais caras da cidade. Sim, por mais caras queremos dizer as lojas, os hotéis, os cafés…tudo.

O pináculo da catedral é tão grande que pode ser avistado em praticamente toda a cidade. O mais incrível? O telhado! O pormenor das cores é algo que não nos lembramos de ter visto em qualquer outra igreja que tenhamos visitado.

#6 - Opera

Bem, pensamos que este dispensa apresentações. Eis a Opera Estatal de Viena, inaugurada a 25 de Maio de 1869 com a ópera Don Giovanni, de Wolfgang Amadeus Mozart.

#7 - Karlskirche

É um igreja de estilo barroco, localizada em Karlsplatz. Foi construída em homenagem a São Carlos Borromaus, a mando do imperador  Carlos VI, em agradecimento pelo fim da peste que assolava Viena.

Pelas fotos, não é perceptível a grandiosidade deste monumento, que é um dos maiores da capital austríaca. As colunas da entrada fazem-nos lembrar Roma por serem colossais.

#8 - Schonbrunn

Residência da família imperial austríaca, o Schonbrunn é uma das principais atracções turísticas de Viena.

Os jardins do palácio são muito bonitos e culminam num edifício chamado Gloriette, de onde podemos ter uma vista panorâmica sobre o palácio e a cidade de Viena. O complexo engloba também uns jardins labirinto e o jardim zoológico mais antigo do mundo.

Não considerámos tão bonito como o Hofburg, mas é inegável a sua imponência. O que gostámos foi mesmo da envolvência do palácio, dos seus jardins.

Como gostamos de conhecer as cidades um pouco ao sabor do vento, é difícil para nós criar um roteiro definido. Queremos, com este post, apresentar-vos os monumentos/edifícios que, na nossa opinião, não podem deixar de visitar em Viena. Assim, podem, como nós, criar o vosso próprio roteiro sabendo que existem pontos que não podem perder se tiverem tempo muito limitado para conhecer a cidade.

Mais uma vez, convém relembrar que isto é a nossa opinião muito pessoal.

 

 

Subscrever Blog

Sempre que publicarmos um novo artigo serão os primeiros a saber. Basta subscrever o blog para receberem a notificação de novos artigos por email.

Para organizares as tuas viagens...

Reserva aqui o teu alojamento ao melhor preço no Booking.


Preferes uma plataforma de alojamentos e experiências? Cria conta no Airbnb e recebe 20€ para gastares na tua primeira estadia.


Não viajes sem seguro, porque nunca sabes o que pode acontecer. Faz aqui o teu seguro de viagem com a IATI Seguros com 5% de desconto.


Estás farto das taxas bancárias que gastas em viagem? Usa o Cartão Revolut e diz adeus às taxas de levantamento.

Reserva a tua viagem através dos nossos links afiliados.
Poderás receber recompensas e estás a ajudar o blog.

Partilhar
  • 100
    Shares

Comentar

%d bloggers like this: