Reflexões

VIAJAR: O SONHO VIVO EM TEMPOS DE PANDEMIA

O ano 2020 ficará marcado como o ano em que a vida parou. Fez parar a escola, a economia, os trabalhos, a diversão. Fez parar a vida, tal como a conhecíamos. Confinou-nos a quatro paredes, que apenas abandonamos obedecendo a determinadas regras. Tudo em prol de um bem maior.

Numa altura em que, diariamente, se anunciam novos casos, mortes sucessivas e os hospitais viram autênticos cemitérios, queremos pensar em algo que nos agarre bem firmes à vida…Sonhar!

Viajar: um projeto de vida!

Quem me dera ir…

Esta é a frase que proferimos antes de pôr mãos à obra e dar vida ao projeto.

Viajar é um sonho que pode tornar-se real se, efetivamente, nos dedicarmos a ele enquanto projeto de vida. Desengane-se quem acha que não é preciso dedicação.

É preciso uma ginástica constante no orçamento familiar. Precisamos de abdicar de outras tantas coisas que ouvimos dizer “mas é só um euro, não é por isso que ficas mais pobre”. E também já devem estar fartos da resposta do costume da nossa parte: “Não, não é por esse euro que ficamos mais pobres, é por poupar esse euro que vamos ficar mais ricos”. A nossa visão é em prol de conseguirmos passar do sonho à realidade. E essas tantas outras coisas não valem nada para nós, em comparação ao grandioso projeto que é viajar.

Depois, há o planear. Aquela ansiedade e as borboletas no estômago. Escolhemos o destino em função do budget e depois? Oh, depois há tanta coisa para fazer. Ler, ler, pesquisar, pesquisar muito e aprender. Fazer cedências, porque os dias não vão dar para tudo e construir um roteiro. Não muito definido, não muito desleixado.

Aterramos num novo país, começamos a caminhar pelas ruas, a explorar, ter atenção aos detalhes, observar comportamentos, falar com os locais, provar a gastronomia… Nesse momento as borboletas do estômago ganham asas e voam livremente. Para nós, isto é viajar e viajar é viver.

Cada um com o seu projeto. Pensem no vosso…

É a pandemia que o mata? Ou só o adia?

Viajar: cancelado!

Quantos sonhos ficaram suspensos?

Para nós: uma roadtrip pela Polónia, em Março; uma escapadinha a Londres, em Maio; talvez as férias de Verão, em Bali, em Julho.

E em todo o mundo, muitos mais foram adiados. Viagens marcadas e já planeadas que não vão acontecer.

Há coisas bem piores? Sem dúvida nenhuma! Há pessoas a lutar pela vida, outras que já partiram, famílias separadas para se protegerem. E o pior mesmo, é que ainda existem aqueles que não querem saber e continuam a fazer a vida normal, prejudicando todos os que referimos anteriormente. É por isso que todos os dias relativizamos, que tentamos ver o copo sempre meio cheio. Que sabemos que somos uns sortudos por continuar com saúde.

Mas também temos o direito de nos sentirmos um pouco tristes de vez em quando. E isso não tem mal! Não podemos reprimir que não nos sentimos felizes pela direção que é agora obrigatória nas nossas vidas e mata os planos de concretização.

A nossa liberdade foi-nos retirada por um bem maior, claro. Mas qual liberdade? A física apenas…porque ninguém nos impediu de continuar a sonhar!

Viajar: o sonho que a pandemia não mata!

A pandemia ainda não mata os sonhos…

Em altura de confinamento, em que os projetos foram adiados, temos de manter viva em nós aquela ânsia de explorar e conhecer novos sítios. Quando isto acabar, queremos reatar os nossos planos 2020. Talvez não pela mesma ordem. Talvez já não esperemos as mesmas coisas dos destinos que tínhamos planeado. Também nós já não seremos os mesmos depois disto.

Um amor chamado viajar que ficou adiado, mas que não morre. Porque este tempo de distância entre nós só vai fazer com que o reencontro seja cheio de tudo.

A vida irá retomar, aos poucos, a sua normalidade. Mas onde caberá este sonho? Terá lugar nessa nova vida? Não sabemos. Mas de uma coisa temos a certeza…

…viajar será sempre um sonho vivo em nós, mesmo em tempos de pandemia.

Subscrever Blog

Sempre que publicarmos um novo artigo serão os primeiros a saber. Basta subscrever o blog para receberem a notificação de novos artigos por email.

Parceiros OCTL
Reserva a tua viagem através dos nossos links.
Poderás receber recompensas e estás a ajudar o blog.
Momondo
Booking
AirBnB
IATI Seguros
RentalCars
Revolut
Hi,Hi Guide
Chocolate Box
AS NOSSAS VIAGENS AO MINUTO

Partilhar

Comentar

%d bloggers like this: