Aldeias do Xisto,  Centro de Portugal,  Destinos,  Europa,  Portugal,  Roteiros

ROTA DAS ALDEIAS DO XISTO DA LOUSÃ

Já em modo “desconfinamento”, esta palavra estranha que toma conta do nosso dicionário no pós Pandemia, decidimos mergulhar na natureza e revisitar a Serra da Lousã. A Rota das Aldeias do Xisto da Lousã foi, para nós, um dois em um: a oportunidade de voltar ao Talasnal e ao Casal Novo, duas das Aldeias do Xisto que mais gostamos na Lousã, bem como caminhar livremente em contacto com a natureza.

PR2 LSA - Rota das Aldeias do Xisto da Lousã

A Rota das Aldeias do Xisto da Lousã é um percurso circular, com o seu ponto inicial no Castelo da Lousã. Podem fazer a volta no sentido do Casal Novo, ou seja, passando primeiro pela Praia Fluvial da Senhora da Piedade; ou podem seguir logo em direção ao Talasnal, que foi o sentido que decidimos seguir.

Demorámos cerca de 3h a percorrer esta rota de 6 km, mas, tal como referimos, nós revisitámos as aldeias. Para quem visita a vila pela primeira vez, aconselhamos a guardar um dia completo. Podem conhecer o Castelo, as restantes Aldeias do Xisto da Serra da Lousã (ver aqui) e terminar com um mergulho nas águas da Praia Fluvial da Senhora da Piedade. Assim, será um dia em cheio no Centro de Portugal.

Este percurso, é uma forma de reviver os tempos mais antigos, em que as pessoas das aldeias serranas seguiam estes caminhos da serra para se deslocarem à vila.

Sobre o percurso

Se acharem que 6 km é demasiado exigente, podem optar pela variante PR2.1 do percurso. No entanto, achamos que devem fazer uma força extra e aproveitar as paisagens desta Serra de forma completa.

Castelo da Lousã

O Castelo da Lousã é o ponto inicial do percurso. Se quiserem aumentar a caminhada, existem uns passadiços desde a Vila até ao castelo, como podem ver na foto.

Este monumento, também chamado de Castelo de Arouce, foi edificado nas margens do Rio Arouce, supostamente para proteger a população homónima.

Castelo da Lousã

Santuário da Nossa Senhora da Piedade

Este foi o ponto por onde finalizámos o percurso, em direção à Praia Fluvial da Senhora da Piedade, com o mesmo nome do santuário. Existem três capelas: Nossa Senhora da Piedade, São João e Nossa Senhora da Agonia que, no seu conjunto formam este santuário cravado numa espécie de altar em plena Serra da Lousã.

Santuário de Nossa Senhora da Piedade
Fonte da Esperança

Talasnal

Talvez a Aldeia de Xisto mais famosa da Serra da Lousã e, não é à toa. Todas as casas estão em recuperação para fins turísticos e, face à última vez que a visitámos, houve uma grande evolução da aldeia em termos paisagísticos, por esse motivo.

O Talasnal é romântico e, talvez por isso, as suas montanhas sejam conhecidas como “as montanhas do amor”.

Casal Novo

Sabem porque é que decidimos que o Casal Novo seria a parte final do percurso? Porque, da primeira vez que visitámos esta aldeia, ficámos ali sentados apenas a apreciar as cores do pôr do sol na montanha. E acreditem que é digno de se ver. Há uma mistura de verdes e laranjas inexplicáveis.

Existe uma espécie de largo, antes da descida em direção ao Castelo, junto da Casa Sete Sóis e Sete Luas, de onde conseguimos ter uma vista desafogada sobre a Serra. Experimentem parar, sentar e sentir durante o tempo necessário para absorverem aquela calma e beleza natural.

Esta é apenas uma das #10milhoesderazoes para ficar em Portugal!

Subscrever Blog

Sempre que publicarmos um novo artigo serão os primeiros a saber. Basta subscrever o blog para receberem a notificação de novos artigos por email.

Para organizares as tuas viagens...

Reserva aqui o teu alojamento ao melhor preço no Booking.


Preferes uma plataforma de alojamentos e experiências? Cria conta no Airbnb e recebe 20€ para gastares na tua primeira estadia.


Não viajes sem seguro, porque nunca sabes o que pode acontecer. Faz aqui o teu seguro de viagem com a IATI Seguros com 5% de desconto.


Estás farto das taxas bancárias que gastas em viagem? Usa o Cartão Revolut e diz adeus às taxas de levantamento.

Reserva a tua viagem através dos nossos links afiliados.
Poderás receber recompensas e estás a ajudar o blog.

Partilhar
  • 26
    Shares

Comentar

%d bloggers like this: