
Madeira | Locais a não perder na Pérola do Atlântico
Olá a todos!
Vamos aproveitar que escolhemos a Ilha da Madeira como um dos Melhores Destinos de Verão 2019 e explicar-vos o porquê.
“A Madeira é um jardim”, já dizia a canção. Quando lá chegamos é que percebemos o sentido da música. A Madeira é montanha, flores e mar. Tudo o que precisamos para passar umas férias em verdadeiro contacto com a natureza.
A 1h30 de distância de Lisboa, fica este verdadeiro paraíso perdido no meio do oceano e sim, é português. Não é à toa que é apelidada como a “Pérola do Atlântico”.
Quantos dias ficar na Madeira? Depende um pouco do estilo de viagem de cada um. Quatro dias chega para quem não gosta de caminhadas e trilhos. No entanto, se és amante de natureza, são precisos no mínimo, cinco dias.
É imprescindível alugar carro, porque por muito que se compre um tour daqueles que se vende um pouco por toda a ilha, existem sempre sítios a não perder que não estão incluídos nessas visitas.
Estão a planear as vossas férias de Verão na Madeira? Ainda bem, porque queremos partilhar convosco as nossas razões para visitar esta ilha, que foi eleita o Melhor Destino Insular do Mundo em 2015, 2016 e 2017 pela World Travel Awards.
Seixal
Não sabemos bem explicar o que sentimos ao visitar este lugar.
É, para nós, um dos cartões postais mais incríveis da Madeira. Uma praia de areia escura e água límpida localizada no porto do seixal. O verde das escarpas que rodeiam este mar, também esverdeado, são um cenário arrebatador. Se querem aproveitar um dia de praia numa atmosfera relaxante, longe das massas, é aqui.



Perto do Seixal, no norte da ilha, visitem também as Piscinas Naturais de Porto Moniz, São Vicente, a Cascata do Véu da Noiva e a Ribeira da Janela.
Ponta de São Lourenço
Situada na ponta este da ilha, é um dos percursos pedestres obrigatórios para os amantes de caminhada. São 8 km, ida e volta, e a duração média do percurso são 2h30m.
O que podem encontrar? Formações rochosas com formas abruptas, uma paisagem árida, que contrasta com o azul do mar, sereno de um lado da ilha, agreste do outro. Quem não gosta de desfrutar de uma bela paisagem?
Se quiserem refrescar-se durante a caminhada, podem dar um mergulho no Cais do Sardinha.
Conselho: ir bem cedo, principalmente se estiver bastante calor durante o dia, porque o percurso não tem sombras e o sol não avisa que queima.
Para quem não se quer aventurar ou não é fã de caminhadas, podem sempre ficar deslumbrados com a vista no miradouro.




Pico Ruivo e Pico do Areeiro
Depois de fazer a caminhada da vereda da Ponta de São Lourenço, ficou por concretizar a superação máxima de realizar a caminhada entre os picos. De certo que vai ficar para uma próxima porque, depois de duas visitas à Madeira, não há duas sem três.
Podem chegar até ao Pico do Areeiro de carro. Por conselho dos nossos amigos Madeirenses, visitámos este lugar ao pôr do sol e foi uma experiência deslumbrante. Ver o sol a esconder-se para além da montanha, foi algo a que nunca tínhamos assistido. Pelo menos com aquela magia.
Se o céu estiver limpo ou com poucas nuvens vão ter a mesma sorte que nós.

Se achavam que para subir ao cume do Pico Ruivo também podiam ir de carro, desenganem-se. Para chegar ao ponto mais alto da Madeira (1861m), é necessário fazer uma caminhada de 5,6 km, ida e volta, com uma duração média de 1h30m, chamada “Vereda do Pico Ruivo“.
Quando chegamos ao fim, somos nós acima das nuvens e aquela sensação de liberdade.



Levadas
Levadas são caminhos de irrigação, que levam a água desde a montanha até às zonas mais a sul da ilha, sendo acompanhadas por um percurso pedestre.
Fizemos três levadas: Balcões, Alecrim e a das 25 fontes e Risco.
Cada um dos percursos tem uma beleza muito própria. Mas temos de confessar que a Cascata do Risco nos deixou de boca aberta.
Se tiverem oportunidade, façam pelo menos uma levada. É uma experiência a não perder. São caminhadas em pleno contacto com a natureza, montanhas, pássaros e cascatas. É por isso que é impossível não gostar da Madeira e de tudo o que tem para nos oferecer.
Se quiserem escolher quais as caminhadas/levadas que mais se adequam ao vosso estilo de viagem, existe uma app/site que tem toda a informação necessária, basta carregar no botão abaixo.






Miradouros
De que é feita a ilha? De paisagens maravilhosas. E o que não falta são miradouros para usufruírem delas. Deixamos aqui uma lista daqueles que mais gostámos:
- Eira do Serrado/Curral das Freiras
- Cabo Girão
- Fajã dos Padres
- Ponta do Pargo
- Ponta de São Lourenço





Funchal
The Last but not the least. Funchal, a capital da ilha da Madeira, é uma visita obrigatória para usufruir de uma lufada de cultura Madeirense.
Dois dias relaxados ou um dia muito bem aproveitado, dependendo do estilo de viagem, são suficientes para conhecer a cidade.

Não devem deixar de visitar o Mercado dos Lavradores. A mistura de cores, cheiros e sabores é maravilhosa. Ao passarem nas barraquinhas de frutas, vão ser bombardeados com a frase: “mesmo que não queiram comprar provem na mesma”, em sotaque acentuado. E vocês fazem o esforço, ou sem esforço nenhum provam aquelas maravilhas e é impossível não comprar uma coisa ou outra.



Visitámos também a zona do Monte, onde podem fazer a descida nos típicos carrinhos de cestos. Se nós fizemos? Não! Achámos caríssimo. Mas não deixa de ser uma experiência.
Optámos por visitar o Monte Palace Madeira, que engloba o museu Monte Palace e o Jardim Tropical Monte Palace. O jardim é maravilhoso, com lagos, esculturas e uma mistura de estilos que nos leva a viajar por outros locais do mundo.





Visitem a zona da Sé e desçam até à marina onde podem encontrar o museu do Cristiano Ronaldo, ideal para os amantes de futebol. Percorram a avenida do mar até à zona histórica, onde encontram a rua das “portas com arte”. São dezenas de portas com desenhos maravilhosos. Basta olhar para as imagens para perceber que é um local que não podem perder.
A ilha da Madeira é, portanto, um misto de cultura, praia e caminhadas. A conjugação perfeita para sair da rotina.
Esperamos que os nossos motivos para visitar a Madeira sejam suficientes para despertar a vossa curiosidade. Vão perceber que não foi à toa que a elegemos como um dos Destino de Verão 2019.
Como encontramos os melhores preços para visitar a Ilha da Madeira?
Subscrever Blog
Para organizares as tuas viagens...
Reserva aqui o teu alojamento ao melhor preço no Booking.
Preferes uma plataforma de alojamentos e experiências? Cria conta no Airbnb e recebe 20€ para gastares na tua primeira estadia.
Não viajes sem seguro, porque nunca sabes o que pode acontecer. Faz aqui o teu seguro de viagem com a IATI Seguros com 5% de desconto.
Estás farto das taxas bancárias que gastas em viagem? Usa o Cartão Revolut e diz adeus às taxas de levantamento.
Reserva a tua viagem através dos nossos links afiliados.
Poderás receber recompensas e estás a ajudar o blog.
Relacionado


Também poderá gostar

CASCATA DA PEDRA DA FERIDA: O TESOURO ESCONDIDO DA SERRA DO ESPINHAL
07/07/2020
Viena | Os 8 Edifícios Mais Incríveis da Capital Austríaca
24/04/2019