7 Maravilhas - Aldeias,  Centro de Portugal,  Destinos,  Europa,  Portugal

DORNES | A VILA ENCANTADA À BEIRA DO ZÊZERE

Dornes, é uma vila ribeirinha e pitoresca, traçada ao longo das margens do Zêzere.

Quem diria, que uma localidade tão pequena em tamanho, fosse uma das “Sete Maravilhas de Portugal”. É verdade. Só ao sair da vila é que reparámos no letreiro gigante. E o lugar no pódio do nosso país é mais do que merecido.

Estávamos só de passagem. Sabíamos que era um sítio pequeno e que não íamos demorar, porque seguíamos em direcção a Tomar.

Estacionámos o carro, numa rua de sentido único, junto ao Posto de Turismo e ficámos arrebatados. Perguntámo-nos como nem sequer sabíamos da existência desta vila tão carregada de história e com uma atmosfera de paz incrível.

Queríamos ir aos Passadiços do Penedo Furado e vimos, por acaso, uma foto num blog que seguimos e pensámos: temos de ir aqui! A imagem cativou-nos de imediato, mas quando estávamos junto àquele Posto de Turismo a paisagem que tínhamos na nossa frente parecia saída de um filme. Daqueles filmes de pescadores, com barcos de pesca antigos, em que existe sempre um cãozinho atrás dessas pessoas, feliz e em liberdade. Foi exactamente isso que avistámos dali. Mas a paisagem não era a dos filmes de Hollywood. Era nossa, do nosso país. E os nossos peitos encheram-se de orgulho, por também sermos Hollywood e termos descoberto este segredo maravilhoso do Zêzere.

Depois daquela imagem quisemos ser parte daquela vila e parar no tempo.

Descemos desde a Torre Pentagonal, que data da época dos templários, pela escadaria da Igreja de Nossa Senhora do Pranto. As ruas vazias, antigas e de calçada irregular, levaram-nos à zona da albufeira. Na outra margem, lá estavam os pescadores, o cão que mergulhava feliz e mais uma família a aproveitar o sol daquela tarde. Fomos abordados por uma menina que queria vender um passeio de barco, mas nós só queríamos parar. E ali ficámos, parados, só a ver e a aproveitar o sol.

O Maria Odete esperava por passageiros e, depois de chegar um grupo de turistas ingleses, lá partiu para mais um passeio. Atrás, ficou apenas o rasto nas águas do Zêzere e nós continuámos parados, junto com aquela vila.

Dornes é o local perfeito para recarregar  baterias. Podem usufruir de caminhadas de montanha, passeios de barco ou simplesmente relaxar nas margens do Zêzere.


O que acharam das cores de Dornes?

Reserva o teu hotel em Booking :

Partilhar
  • 5
    Shares

Comentar

%d bloggers like this: