7 Maravilhas - Aldeias,  Centro de Portugal,  Destinos,  Europa,  Portugal

DORNES | A VILA ENCANTADA À BEIRA DO ZÊZERE

Dornes, é uma vila ribeirinha e pitoresca, traçada ao longo das margens do Zêzere.

Quem diria, que uma localidade tão pequena em tamanho, fosse uma das “Sete Maravilhas de Portugal”. É verdade. Só ao sair da vila é que reparámos no letreiro gigante. E o lugar no pódio do nosso país é mais do que merecido.

Estávamos só de passagem. Sabíamos que era um sítio pequeno e que não íamos demorar, porque seguíamos em direcção a Tomar.

Estacionámos o carro, numa rua de sentido único, junto ao Posto de Turismo e ficámos arrebatados. Perguntámo-nos como nem sequer sabíamos da existência desta vila tão carregada de história e com uma atmosfera de paz incrível.

Queríamos ir aos Passadiços do Penedo Furado e vimos, por acaso, uma foto num blog que seguimos e pensámos: temos de ir aqui! A imagem cativou-nos de imediato, mas quando estávamos junto àquele Posto de Turismo a paisagem que tínhamos na nossa frente parecia saída de um filme. Daqueles filmes de pescadores, com barcos de pesca antigos, em que existe sempre um cãozinho atrás dessas pessoas, feliz e em liberdade. Foi exactamente isso que avistámos dali. Mas a paisagem não era a dos filmes de Hollywood. Era nossa, do nosso país. E os nossos peitos encheram-se de orgulho, por também sermos Hollywood e termos descoberto este segredo maravilhoso do Zêzere.

Depois daquela imagem quisemos ser parte daquela vila e parar no tempo.

Descemos desde a Torre Pentagonal, que data da época dos templários, pela escadaria da Igreja de Nossa Senhora do Pranto. As ruas vazias, antigas e de calçada irregular, levaram-nos à zona da albufeira. Na outra margem, lá estavam os pescadores, o cão que mergulhava feliz e mais uma família a aproveitar o sol daquela tarde. Fomos abordados por uma menina que queria vender um passeio de barco, mas nós só queríamos parar. E ali ficámos, parados, só a ver e a aproveitar o sol.

O Maria Odete esperava por passageiros e, depois de chegar um grupo de turistas ingleses, lá partiu para mais um passeio. Atrás, ficou apenas o rasto nas águas do Zêzere e nós continuámos parados, junto com aquela vila.

Dornes é o local perfeito para recarregar  baterias. Podem usufruir de caminhadas de montanha, passeios de barco ou simplesmente relaxar nas margens do Zêzere.

Subscrever Blog

Sempre que publicarmos um novo artigo serão os primeiros a saber. Basta subscrever o blog para receberem a notificação de novos artigos por email.

Para organizares as tuas viagens...

Reserva aqui o teu alojamento ao melhor preço no Booking.


Preferes uma plataforma de alojamentos e experiências? Cria conta no Airbnb e recebe 20€ para gastares na tua primeira estadia.


Não viajes sem seguro, porque nunca sabes o que pode acontecer. Faz aqui o teu seguro de viagem com a IATI Seguros com 5% de desconto.


Estás farto das taxas bancárias que gastas em viagem? Usa o Cartão Revolut e diz adeus às taxas de levantamento.

Reserva a tua viagem através dos nossos links afiliados.
Poderás receber recompensas e estás a ajudar o blog.

Partilhar
  • 17
    Shares

Comentar

%d bloggers like this: