Centro de Portugal,  Destinos,  Europa,  Portugal

CASCATA DA PEDRA DA FERIDA: O TESOURO ESCONDIDO DA SERRA DO ESPINHAL

A Cascata da Pedra da Ferida foi um dos primeiros locais que escolhemos para desconfinar. Queríamos um sítio perto de casa, na serra e onde fosse possível aquele reencontro dramático com a natureza no seu estado mais puro. Decidimos ir em direção a Penela, mais concretamente à Serra do Espinhal, onde já nos tinham falado da existência de uma cascata lindíssima. Encontrámos um lugar que em nada defraudou esses conselhos. Um lugar vazio, sem pessoas, sem lixo, preservado … Estava ali só para nós e, egoísmos à parte, estes tesouros têm ainda mais valor, quando temos a ilusão de que aquele sítio é só nosso, pelo menos durante aquele bocadinho, não concordam?

Sobre o Espinhal

A Serra do Espinhal fica situada em Penela. Esta Serra envolve a freguesia e vila homónima que, também nós desconhecíamos, teve bastante impacto na história de Portugal. Foi um lugar que contribuiu para o desenvolvimento económico da altura, devida às trocas comerciais que ali se faziam, pela sua localização e acesso, uma vez que era um ponto de ligação com a Beira Interior.

Acesso

Chegados ao Espinhal, começámos a caminhar desde a Capela de Santo António e seguimos, durante 1Km, estrada fora, em direção ao percurso pedonal da Cascata da Pedra da Ferida. Torneámos a Serra e mergulhámos na ausência de ruído, apenas o das aves, do curso de água e das pedras que se soltavam debaixo das sapatilhas, no chão de terra batida. O trilho da Cascata da Pedra da Ferida tem início junto do lugar da Ribeira da Azenha.

O que devem levar? Vontade de respirar ar puro e contemplar a beleza da Serra do Espinhal.

Sobre o percurs0

O percurso desenvolve-se sempre junto ao leito da Ribeira da Azenha. Este nome advém das azenhas presentes naquele lugar e que eram a subsistência de outros tempos. É também uma forma de apelar às raízes e à memória de momentos em que o Homem interagia de forma harmoniosa com a natureza.

Existe, na parte inicial do percurso, uma zona de merendas e uma ponte que cruza a ribeira. A partir daqui, é desbravar o trilho entre a folhagem, sempre a tornear o curso de água, até uma majestosa cascata de 32m de altura, que é poeticamente designada como Cascata da Pedra da Ferida.

Se não quiserem optar por fazer o trilho, existe um Miradouro perto do lugar de Carvalha da Serra. Mas, se puderem, façam-no e sintam o impacto de chegar àquele lugar.

Quando trepámos as últimas pedras antes da cascata, já sentíamos os salpicos da água que saltava, tal era a força desta queda de água. Eram 18h, na chamada “golden hour“, quando chegámos à Cascata da Pedra da Ferida e não poderia ter sido melhor. As cores daquele lugar, escondido entre os arbustos, onde a luz apenas incidia na água, não têm descrição. Uma sensação de leveza junto da natureza, mas também de respeito perante a sua força.

A Cascata da Pedra da Ferida faz-nos sentir pequeninos perante a força da natureza. Mas, saímos de peito feito. Demos aquele suspiro que emana orgulho em podermos conhecer lugares assim, que nos fazem regressar a casa inundados de paz, e na certeza de que o mundo é mesmo um lugar bonito se soubermos olhar e preservar. É, para nós, um lugar obrigatório, não só para quem visita Penela, mas para quem quer descobrir o Centro de Portugal.

Este lugar é apenas uma das #10MILHOESDERAZOES para ficar em Portugal.

Subscrever Blog

Sempre que publicarmos um novo artigo serão os primeiros a saber. Basta subscrever o blog para receberem a notificação de novos artigos por email.

Para organizares as tuas viagens...

Reserva aqui o teu alojamento ao melhor preço no Booking.


Preferes uma plataforma de alojamentos e experiências? Cria conta no Airbnb e recebe 20€ para gastares na tua primeira estadia.


Não viajes sem seguro, porque nunca sabes o que pode acontecer. Faz aqui o teu seguro de viagem com a IATI Seguros com 5% de desconto.


Estás farto das taxas bancárias que gastas em viagem? Usa o Cartão Revolut e diz adeus às taxas de levantamento.

Reserva a tua viagem através dos nossos links afiliados.
Poderás receber recompensas e estás a ajudar o blog.

Partilhar
  • 15
    Shares

Comentar

%d bloggers like this: