Centro de Portugal,  Destinos,  Europa,  Portugal

CABEÇA, A ALDEIA NATAL MAIS GENUÍNA DE PORTUGAL

Queremos mostrar-vos a Aldeia Natal mais genuína de Portugal.

Foi a vez de visitar a Cabeça, uma aldeia cravada na encosta da Serra da Estrela.

“Uma aldeia genuína. Por mãos de gente genuína.”

Sobre a Aldeia...

Chegámos ao concelho de Seia, onde se situa a aldeia da Cabeça. Com cerca de 200 habitantes, no sopé da Serra da Estrela, está cravado o casario onde ainda predomina a construção em xisto.

Sentimos que estamos no interior. Ouve-se silêncio, apenas interrompido pelo correr do ribeiro e pelo chilrear dos pássaros. A natureza genuína é o que predomina aqui.

Pelas ruas concêntricas unidas por escadas, rapidamente se visita a Igreja de São Romão, a Ermida de Nossa Sra. da Nazaré, o forno comunitário e a Capela de Santo António.

Há gente no largo do café, já sem muito que fazer senão conversar sobre a vida, porque essa foi passada no campo, a colher os frutos da terra. Aqui, as pessoas dedicam-se à pastorícia e ao cultivo. A paisagem de socalcos trabalhada ao longo dos anos, foi a solução para esta aldeia, onde o declive da Serra não seria propício à agricultura.

Em Cabeça não há muito que fazer, é verdade. Mas a paisagem demora a ser interiorizada de tão magnífica que é. Então podemos demorar-nos, mesmo que não haja assim tanto que fazer.

Nem sempre a grande dimensão dos sítios reflete a grandeza das ações.

Desta aldeia, pequena em tamanho, mas grande no dinamismo e na vontade das suas gentes, nasceu a 1ª Aldeia Led de Portugal. Em 2011, a Cabeça foi a primeira aldeia a reverter toda a iluminação pública para a tecnologia Led e a tornar-se mais sustentável. Em 2007, já tinha sido a primeira freguesia do país a oferecer acesso gratuito a Internet Wi-fi. Desde 2013 que a Cabeça é conhecida pelo evento Cabeça – Aldeia Natal que, este ano, decorre de 7 de Dezembro de 2019 até 1 de Janeiro de 2020.

Aldeia Natal

Enganem-se se aquilo que procuram é o Pai Natal no cadeirão, duendes, carrosséis ou insufláveis. Nada disso mora aqui.

O que vão encontrar é “uma aldeia genuína, por mãos de gente genuína”.

As decorações são eco friendly, construídas com materiais da terra. As pessoas reúnem-se nas suas casas ao fim do dia, ou mesmo no adro da igreja, bem antes desta festa de Natal começar, porque as decorações que se vão criar são demoradas. O trabalho é minucioso. As canas são cortadas ao milímetro e os troncos das árvores trabalhados para construir casas miniatura. Pinheiros, musgo, vides, giestas e excedentes de materiais têxteis como a lã, são aproveitados para se produzirem decorações natalícias sustentáveis. O que podemos esperar desta aldeia é artesanato puro.

Para quem visita ao fim de semana, as portas das casas e as garagens abrem-se para comercializar produtos típicos da Serra, como queijos, doces e compotas. Vendem-se crepes, bifanas e muito vinho. É um mercado de Natal na verdadeira acepção da palavra.

Na realidade, não é só ao fim de semana, porque aqui as portas estão sempre abertas, ou quando não estão, ficou lá a chave pendurada ao sabor do vento da montanha, não vá alguém precisar de entrar.

As gentes orgulham-se muito daquilo que representa a Aldeia Natal. O trabalho em comunidade deve ser tão intenso que querem receber o feedback dos turistas que por ali vagueiam.

Enquanto passeávamos pouca gente encontrámos, como é normal. Mas fomos abordados duas vezes. Uma delas por um senhora já de idade que, gentilmente esperou que tirássemos a fotografia. Outra, por duas senhoras que nos disseram “andamos a tratar dos nossos velhinhos, tem de ser meninos”. Das duas vezes nos perguntaram o mesmo: “Boa tarde! Estão a gostar da nossa aldeia? Está bonita não está?”. Quando tudo é feito de coração só se pode ter orgulho no que se faz.

Se querem visitar uma Aldeia Natal verdadeiramente genuína é aqui. A verdadeira magia do Natal, sem trenós, onde prevalecem os valores da comunidade, amor e dedicação.

Subscrever Blog

Sempre que publicarmos um novo artigo serão os primeiros a saber. Basta subscrever o blog para receberem a notificação de novos artigos por email.

Para organizares as tuas viagens...

Reserva aqui o teu alojamento ao melhor preço no Booking.


Preferes uma plataforma de alojamentos e experiências? Cria conta no Airbnb e recebe 20€ para gastares na tua primeira estadia.


Não viajes sem seguro, porque nunca sabes o que pode acontecer. Faz aqui o teu seguro de viagem com a IATI Seguros com 5% de desconto.


Estás farto das taxas bancárias que gastas em viagem? Usa o Cartão Revolut e diz adeus às taxas de levantamento.

Reserva a tua viagem através dos nossos links afiliados.
Poderás receber recompensas e estás a ajudar o blog.

Partilhar
  • 41
    Shares

2 comentários

Comentar

%d bloggers like this: